Colágeno não é só para deixar a pele bonita!

Primeiramente é preciso dizer que o colágeno não tem somente a função de deixar a pele bonita, é importante sim para a pele, mas vai muito além. A verdade é que não adianta tão e somente comprar produtos que contém o colágeno e toma-lo desesperadamente achando que a partir daquele momento as rugas sumirão e pronto. Comer gelatina e achar que tudo vai se firmar e ficar no seu lugarzinho, e não precisará se preocupar mais, infelizmente não é assim!

Fonte: Site oficial: www.tvgazeta.com.br/vocebonita – https://www.youtube.com/watch?v=psCP9hP_GRw

Segundo o nutrólogo Dr. André Veinert, o nosso organismo já produz o colágeno na proporção necessária. Após os 30 anos de idade naturalmente o corpo vai perdendo o colágeno aos poucos. Lembrando que, no caso das mulheres deve-se considerar também o fator hormonal que contribui para a perda desta proteína.
Ainda segundo ele, a melhor forma de prolongar a quantidade de colágeno em nosso corpo, é a prevenção antes que comecem as perdas.

Ele complementa que, para que o nosso corpo tenha uma absorção mais efetiva, necessitamos dos precursores para a formação e sintetização, no sentido de melhorar a absorção da proteína do colágeno. Por tanto, não adianta somente tomar o colágeno hidrolisado, pois o mesmo poderá ser absorvido pelo corpo para outros fins que não seja para a firmeza e a elasticidade dos órgãos e pele. Vale lembrar que, em torno de 30 por cento de toda a proteína do nosso corpo é colágeno, e estes estão espalhados por todos os órgãos.

Imagens ilustrativa comparando a composição do colágeno em um corpo jovem e um idoso!

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/colageno.htm

Como devemos prevenir a queda do colágeno?

Primeiramente devemos ter qualidade de vida com praticas de atividades físicas constante, manter o corpo hidratado, ter qualidade de sono (com no mínimo 08 horas/noite), não ingerir álcool em exagero, evitar gorduras de todos os tipos, evitar açucares, em fim, ter uma boa qualidade de vida já ajudará, e muito. Outra coisa é, a alimentação saudável e a ingestão de alimentos ricos em vitamina “E”, ricos em “Zinco”, consumir antioxidante e probióticos, consumir alimentos ricos em “Glicina”, e é importantíssimo o consumo também de vitamina “C”. Estes são alguns dos alimentos que ajudam na absorção e no metabolismo do nosso corpo, a ponto de complementar, e assim prevenir que tenhamos grandes perdas de colágeno.

Outros benfícios referente à prevenção!

Decorrida as orientações no artigo acima mencionadas, vale lembrar que a prevenção para que não se tenha a perda de colágeno, traz outros benefícios. Destes benefícios podemos citar primeiramente a qualidade da alimentação, uma vez que o alimento será melhor selecionado, mas também quando se trata de preservar o colágeno no organismo, logo podemos observar e pensar numa pele firme e bonita e sem flacidez, e isso dificultará também o surgimento de celulites. Sim as celulites, um fantasma que aterroriza principalmente as mulheres. Veja que grande benefício, pois uma vez que as pessoas se previnem para não ter a perda de colágeno, por consequência, farão a seleção do tipo de alimento a ser consumido, dessa forma o corpo de maneira geral fica mais saudável, mas principalmente a pele fica mais firme, eliminando também a flacidez, uma vez que os colágenos formam as fibras, deixando a pele com mais sustentação.

 

Caro leitor essas são as dicas valiosas para você conhecer um pouco mais sobre os benefícios do colágeno em nosso corpo.